Urban instruments allow changing the zoning of specific areas and can be a solution for Brazilian cities

September 30, 2021

Plusurbia’s Andrew Georgiadis shares our experience with reforming cities through zoning reform in the prestigious urban design publication and podcast platform Somos Cidade. Read more about how we use planning instruments to achieve human-scale cities (in Portuguese) below:

Já comum na realidade dos Estados Unidos, o Planned Unit Development (PUD) é visto como uma possibilidade para promover e acelerar mudanças pontuais na malha urbana de municípios do Brasil, criando espaços mais qualificados e diversificados. O instrumento é utilizado naquele país por incorporadores e desenvolvedores imobiliários para propor a modificação do zoneamento existente de lotes ou de grandes terrenos em determinados lugares.

A partir desse modelo, é possível solicitar aos governos locais alterações na legislação de uma área para o uso misto do solo, implementação de empreendimentos – como bairros planejados –, melhorias na infraestrutura de uma região e ainda para aperfeiçoar ou introduzir ambientes públicos. “O PUD é empregado para aprovar um tipo de projeto que não cabe bem no zoneamento das prefeituras”, afirmou o arquiteto Andrew Georgiadis, em entrevista ao Somos Cidade. Andrew é diretor de Projetos do escritório PlusUrbia Design, com sede em Miami (EUA), e também professor da faculdade de Arquitetura da Universidade de Miami e presidente da Georgiadis Urban Design.

To keep reading, click here.



Share on social media